segunda-feira, março 07, 2011

1 O que é um smartphone?


A nova onda da tecnologia (tudo bem,não tão nova assim) são os chamados “smartphones”. O nome é inglês, e não foi traduzido (ainda bem, pois significa “telefone inteligente” ou “esperto”. Já imaginaram um “Fonesperto”?), mas já aparece em diversos comerciais e muitas pessoas têm duvidas: o que é esse tal de smartphone?

Conceito do smartphone

Um smartphone não é uma marca específica, mas sim um nome dado a certos tipos de telefone celular que incorporam várias tecnologias antes só disponíveis para computadores pessoais ou notebooks. São os chamados celulares de terceira geração, ou 3G: possuem diversas características de alta tecnologia, como por exemplo:
- Teclado completo: no smartphone não é preciso digitar os números até aparecerem as letras desejadas. A maioria dos telefones tem um teclado pequeno, mas com todas as teclas que usamos.
- Touch screen, ou seja, tela sensível ao toque. Não é necessário navegar pelos menus por meio de botões: no smartphone a própria tela exibe os botões. Isso já é conhecido dos brasileiros: diversos caixas eletrônicos têm esse tipo de tela.
- Câmera, acesso USB, suporte MP3, acesso rápido à internet… Tudo isso já é comum em muitos celulares, mas fica mais fácil e integrado em um smartphone.



Quais são os melhores smartphones?

Um dos mais conhecidos smartphones, e até pode-se dizer o criador do conceito, é o iPhone, criado pela Apple. Mas o iPhone, em suas versões iniciais, tinha poucos adicionais.
Recentemente, novos smartphones chegaram ao mercado e se estabeleceram com grande presença no mercado nacional. O BlackBerry ,é muito forte no Brasil, hoje disputa mercado na liderança, contra os modelos de outras empresas, como Motorola,Nokia e Sony Ericsson.

Devo comprar um smartphone?

Como toda novidade tecnológica, o smartphone seduz. Mas é preciso saber se é necessário possuir um aparelho do tipo. Afinal, ele só não frita ovos, mas é também muito caro. Talvez o gasto não justifique o uso, e é isso que se deve ter em mente ao pensar em comprar um smartphone.
Mas se você julgar interessante, seja feliz com seu novo brinquedinho (“inho” pelo tamanho, pois na verdade é um brinquedão)!

Créditos

Um comentário:

Mrs. California disse...

Seguindo! Segue de volta?

http://thetingteens.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...