terça-feira, março 08, 2011

0 #1-Saiba sobre a cidade

*Os posts de especiais serão numerados.

Antes de cair de pára-quedas no meio de Nova York, é fundamental conhecer algumas coisas básicas sobre a cidade.

Quando falamos em Nova York, geralmente estamos nos referindo à ilha de Manhattan. É nela que estão quase todas as principais atrações turísticas, sempre que for postado alguma dica, será de algo em Manhattan, a não ser que seja indicado o contrário.
A grande Nova York é composta por cinco boroughs, que não são bairros, mas também não são cidades; os boroughs são divisões administrativas de Nova York e, no interior de cada um deles, há vários bairros.
Os cinco boroughs são: Manhattan, The Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island.

 
Se seu avião pousar em alguns dos dois principais aeroportos da cidade - o JFK ou o LaGuardia -, você terá de ir do Queens para o hotel em que você se hospedará. Se seu orçamento permitir, o ideal é ficar em Manhattan, de onde é mais fácil se deslocar para curtir as atrações turísticas de Nova York.
Com exceção de Manhattan e Brooklyn (que possui um pequeno centro histórico), você dificilmente irá para os outros três boroughs, a não ser que more lá. Em alguns casos, nem é recomendado, pois certas áreas do Brooklyn e do Bronx são bastante perigosas - claro que nem tanto, se compararmos com o Brasil - e também não há muito o que se ver.
Entre as décadas de 70 e 90, Nova York foi uma cidade com altos índices de criminalidade. Porém, após os atentados de 11 de setembro, o prefeito Rudolf Giuliani se mobilizou para tornar Nova York uma das metrópoles mais seguras do mundo. Você não precisa se preocupar com assaltos, furtos ou roubo. Lá, quando alguém assalta outro com faca é notícia no jornal. Até os pobres lá usam Nike, então, não há por que se preocupar em ter o seu Rainha ou Ortopé roubado por pivetes.
Não há razão também para esconder máquinas fotográficas, IPod ou notebooks. Todo mundo tem isto por lá e, com certeza, não vão invejar o seu. As pessoas brincam que em Nova York se pode contar dinheiro, à noite, nas ruas do Harlem, sem ter medo. E isto não está muito longe de ser verdade.

Mas se você for o 1% azarado e for furtado, a polícia será muito prestativa e lhe dará assistência, já que eles não têm muito o que fazer, principalmente nas áreas turísticas, onde muitos policiais posam para as fotos dos visitantes.
E, o mais importante, saiba utilizar o metrô. Nova York tem um dos maiores e mais eficientes sistemas de metrô do mundo. Não há lugar em que você não possa chegar com ele, e este é o meio de transporte mais rápido da cidade. Você pode cruzar Manhattan de cima a baixo, do Harlem a Downtown, em pouco mais de meia hora.

Porém, como aproveitar esta maravilha nova-iorquina será o tema da dica #2

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...